SAIBA MAIS

COMO ENVIAR SUA ARTE / MODELO

O cliente é responsável por enviar, em tempo hábel, os arquivos necessários para a confecção de seu produto.

A empresa é especializada em Gravação - O cliente envia o Modelo que deseja gravar.
Quando o cliente não possui modelo elaboramos um modelo básico e enviamos para aprovação (Exceto para peças urgentes, pois demanda tempo) – Mas é imprescindível que sejam fornecidos todos os item corretos conforme citamos abaixo. Pedimos o envio dos dados previamente corrigidos uma vez que o modelo não é feito para fazer correções e sim para observar a diagramação da peça.

Não elaboramos modelos, sem a previa aprovação do orçamento.
Não trabalhamos com a venda de arte, nem elaboração de logomarca ou ilustrações.

  • Gravação no aço é feita em relevo. Bem diferente de uma  impressão plana. O relevo não permite efeitos degradê, sombras ou policromia. As cores são separadas com contornos em aço e pintadas individualmente, o que restringe imagens muito coloridas em tamanhos muito pequenos. 

 

Arte-Final:  Enviar o arquivo gráfico (formato vetorial): “.cdr”, “.eps”, “.pdf (curvas)”. Trabalhamos em Corel, versão 16. Caso tenha dúvidas se o seu arquivo serve para gravação, envie para analise pelo e-mail: design@gravam.com.br

Textos:  Textos, Nomes e Numerações devem ser enviados digitadose previamente Corrigidos.  Enviados
no corpo do e-mail ou em arquivos de  word ou excel. Não  aceitamos textos xerocados, scaneados ou em imagem de pixel
tipo jpg,  porque não dá   para selecionar, copiar e colar o texto, mudar a cor, colocar contornos  nescessarios, diagramar, 
nem ver tipo de letra – processos indispensaveis para  confecçaodo fotolito de gravação.    

Não fazemos o trabalho de redigitar textos e  não nos responsabilizamos por correções ortográficas ou de qualquer natureza nos textos fornecidos.

.

Imagens: Logomarcas, Brasões  e demais Desenhos, devem ser enviados para gravação em formatos vetoriais (editáveis), tais como: “.cdr”, “.eps”, “.pdf (curvas)”. Salvo algumas exceções, como assinaturas e imagens simples com fundo branco em excelente definição. Duvidas? Envie para analise pelo e-mail: design@gravam.com.br

Fotos: Fotografias só podem ser gravadas em relevo no metal no processo reticulado (preto e aço)  e devem ser enviadas como imagem “.jpg”, em boa definição/tamanho. Fotos coloridas somente em peças menores e, neste caso, trata-se de uma aplicação adesiva sobre a peça de metal. Consulte sobre o material e tamanho da foto.  Não trabalhamos com retoque e recuperação de fotografias danificadas.

Cores:  A  pintura e feita com tinta Automotivam, por este motivo  há restrição de tonalidades, alem das  variações existentes entre o tipo de material ou da calibragem do monitor ou tela.  Caso a logomarca possua uma cor muito especifica, o cliente precisa informar o código PANTONE da cor, ou enviar uma amostra física por conta do cliente. Caso não seja especificado, será utilizado a cor automotiva aproximada.

 

 
 
ACABAMENTOS E COMPLEMENTOS

 

Estojo de Luxo
Estojos recobertos de tecidos com forro interno de veludo. Existem 3 medidas padrão  (largura x altura):  15x10 cm,  20x15 cm, 30x20 cm,  nas cores preto e  azul marinho.  Caso deseje medida especial, formato retrato (em pé , vertical) ou outras cores (cinza, verde musgo, azul Royal, vermelho ou vinho), informe-nos para orçar e informar o prazo. Os estojos não estão incluídos no preço dos produtos. Solicite ao pedir o orçamento.

Base de Madeira MDF 
Base Clássica e Elegante na cor mogno. Esta base pode ser simples  para colocação na parede, ou pode ser encomendada com pé de apoio, para usar em estantes ou mesas, como base para trofeus. Fazemos ainda bases tipo prisma para mesas, usadas como base para placa de identificação ou Cargo,

Base de Acrílico
Bases em acrílico são modernas e funcionais. Esta base pode ser simples com um pendurador atrás para colocação na parede. Pode ser encomendada com pé de apoio, para usar em estantes ou mesas, como base para trofeus. Pode ser dobrada em V, usadas como base para placa de identificação ou Cargo,  para mesas.   As cores disponíveis são o acrílico fumê, cristal (transparente) e preto. Para cores e recortes especiais consulte-nos.

Base de Granito ou Mármore
Bases belas e requintadas. Utilizadas normalmente para troféus ou bases especiais. Para cores e aplicações especiais, consulte-nos.

Moldura com Vidro
Normalmente é usado para fazer molduras efeito “sanduíche”, com moldura na cor prateada ou dourada, de acordo com a placa.

Moldura com Paspatur de veludo
Um clássico utilizado em placas para colocação em parede. Consiste em uma base de veludo com moldura na cor prateada ou dourada, de acordo com a placa. Consulte sobre as cores de  veludo disponíveis.

Moldura prata ou dourada
A placa pode ter apenas a moldura prateada ou dourada diretamente na placa (sem paspatur). Serve  para colocação em parede.

Parafuso- Afastador.
Caso deseje que a sua placa fique a certa distancia da parede, não deixe de pedir o orçamento com parafuso afastador.

Laterais efeito Caixa (Padrão Block Letter)
Placas podem ter laterais de Metal soldado, assim como as Letras avulsas. Apenas para peças maiores, de colocação em parede. Consulte-nos

Polido ou Escovado
Acabamento polido torna a peça mais brilhosa e o escovado possui menos brilho, com efeito escovado.

Resina Boleada / Cristal
Somente em áreas menores como pins e broches. Esta resina cria uma camada “vitrificada” sobre a peça. Muito utilizada sobre o latão (conserva mais o dourado) ou sobre peças adesivadas.

Calandrado
As peças calandradas ganham leve curvatura semi-cilíndricas, porém não pode ser aplicado a todos os produtos. Este acabamento é mais utilizado em troféus e bases.

Banho
Somente para peças menores, como medalhas, pins e broches, gravadas em latão. Dispomos de banhos de ouro, prata (níquel), prata velha, cobre e bronze.  Informamos que o banho exige um mínimo de peças e um custo elevado para produção.

Com Furos ou adesivo.
Placas para fixação em paredes ou maquinários, devem informar se terão furos, bem como a espessura do mesmo caso seja especifico. Dependendo da aplicação, também podem ter somente adesivo na parte de trás.

Com Chumbador.
Utilizado para placas externas de metal dourado de maior espessura.  Chumbadores são soldados na parte de trás da placa, para fixação em concreto.

Embalagens
No caso de peças como broches, pins, chaveiros, medalhas, placa de mesas, troféus, etc, temos a opção de Sacos de veludo, voil ou demais tecidos, na cor preta. Estas embalagens não estão incluídas no preço e devem ser solicitados ao pedir o orçamento.

Caixas e demais complementos não estão incluídos no preço dos produtos. Solicite o complemento desejado ao pedir o orçamento.

 
 
POSSO FAZER UMA AMOSTRA?

 

Não fazemos amostras físicas, por se tratar de Metal, que é a matéria prima final que vendemos.  O custo da amostra é o custo do valor unitário. Trata-se de um custo superior ao cotado para maiores quantidades, sendo o gasto operacional para confeccionar somente 1 unidade : arte, maquinário, encaixe minimo na chapa...
Se mesmo assim o cliente de um grande pedido deseje confeccionar 1 peça antes, com custo unitário (diferenciado), este deve ter pagamento antecipado, pois além do custo maior de produção, o cliente pode modificar a peça -  inutilizando a arte ou alterando o orçamento - e até mesmo descontinuar o restante do pedido.

 
 
GARANTIA

 

Garantia de 30 dias para defeitos de fabricação. A garantia não cobre manuseio incorreto, amassados e arranhões provenientes de quedas, danos ocasionados por terceiros ou de ordem climática, depredações, limpeza incorreta e uso de abrasivos.  A garantia não cobre erros gráficos, imagens incorretas ou demais itens gravados. O cliente é responsável pelo envio correto de artes, textos, imagens ou pelas aprovações. Após iniciar a gravação não é possível modificar ou corrigir - a peça fica inutilizada - não podendo ser reaproveitada. 

 

FORMAS DE PAGAMENTO

 

Não trabalhamos com cartão de crédito e débito. Sinal e pagamentos podem ser feitos em deposito bancário com as contas informadas no Orçamento. Faturamento, somente a cima de R$ 600,00 para Clientes Cadastrados. No caso de empenho, a produção só será iniciada a partir do envio do Empenho assinado.  Não faturamos e empenhamos para Instituições que estejam com dividas em aberto com a empresa, mesmo sendo outro setor - agradecemos a compreensão.  Todas as formas de pagamentos constarão no Orçamento enviado.

 

O QUE É VETOR?

 

A grosso modo: Podemos dizer que você pode Editar um texto que esta salvo em Word – Pode corrigir uma palavra, aumentar as letras, mudar a fonte, trocar a cor do texto, correto?  Mas você pode Editar essas mesmas coisas se eu te enviar um texto xerocado ou scaneado?
Como neste caso o arquivo vetorial seria como um texto salvo no Word – Você pode editar. E o texto xerocado seria a imagem bitmap (jpg, bmp,...) você só pode olhar, não editar.

Vetor é um tipo de formato onde desenhos como logomarcas e brasões, são desenhados.  Salvo se forem desenhado na mão -  ele certamente foi desenhado dentro de um programa vetorial. São programas como Corel Draw ou Illustrator e salvos com extensão CDR, EPS ou AI.  Dentro dele tudo pode ser editado: manipulado, mexido, aumentado, diminuído, para baixo ou para cima - Curvas, cores, bordas, linhas, textos, fontes - até que o desenho esteja pronto, finalizado. Estes arquivos serão sempre utilizados para confecção de trabalhos gráficos, quando há necessidade de silk (onde cada cor deve ser separada), quando for fazer uma ampliação, uma vez que o arquivo vetorial pode ser aumentado infinitamente sem distorcer, ou para fazer FOTOLITO como é o nosso caso.

“-Mas eu recebi em jpg?”  O problema dos arquivos vetoriais é que só podem ser vistos abrindo no programa gráfico. Ele não vai ser visualizado em um e-mail , site ou no seu celular. Por isso, como a imagem foi criada para ser divulgada - em e-mails, memorandos, sites, etc - uma cópia é salva em formato não vetorial (bitmap) e poder ser visualizado por qualquer um, em qualquer mídia, em qualquer lugar. Ou seja, todo desenho que Está em “jpg”, não foi desenhado em jpg  e sim foi Salvo em jpg.
Imagem Bitmap é aquela formada por pixels - os famosos quadradinhos que vemos quando damos zoom.  Há outros arquivos bitmaps como; PSP, BMP, GIF, JPEG, TIFF, PNG.

  • Um arquivo que pode ser ao mesmo tempo vetorial e visualizado por quem não tem os programas é o PDF.
  • No caso da fotografia – que não é um desenho geométrico – o arquivo é pixel mesmo.
  • Colocar uma imagem bitmap dentro de um programa vetor, não a torna vetor.

 

A gravação de relevo é feito a partir de um fotolito em preto, onde as cores e elementos são separados por contornos, que ficarão no metal. Para fazer essa separação e contornos é que é necessário o arquivo vetorial, para Editar.  Isso para manter as características da imagem, a melhor gravação possível e um prazo rápido na produção do fotolito.

 

 

 

O metal, diferente do papel, não pode ser impresso. Essa exigência é somente para a gravação em relevo no metal. No caso de impressão (adesivos) uma imagem bitmap de boa resolução serve, pois não precisa de Fotolito.  
Algumas imagens bitmap com boa resolução ou poucos detalhes, podem ser feitos fotolitos.  Caso não possua o arquivo gráfico, não deixe de nos consultar sobre a viabilidade de gravar a sua logomarca!
Envie para analise pelo e-mail: design@gravam.com.br

Lembramos que não vendemos logomarcas, nem artes vetorizadas, nem enviamos fotolitos  por se tratar de elemento interno do processo de produção.

 

 

SAIBA MAIS!

  • O que É AÇo Inox?

    A família de aço inoxidável contém em sua composição o elemento Cromo, que concede ao aço inox a resistência à corrosão.
    Esta resistência se apresenta mesmo quando submetido a um determinado meio ou agente agressivo. Apresenta também uma maior resistência à oxidação a altas temperaturas em relação a outras classes de aços. Existem 3 tipos de aço inoxidável: Austeníticos, ferríticos e Martensíticos.

  • Vantagens do AÇo Inox?

    Cada vez mais aumenta a tendência do uso do aço inoxidável, por 4 motivos principais:
    Aparência:
    A aparência brilhante e atraente dos aços inoxidáveis, que se mantêm ao longo do tempo com simples limpeza, associada à resistência mecânica, toma esses materiais adequados aos usos na construção arquitetônica, em utensílios domésticos e industriais e na fabricação de objetos com um toque de classe e elegância.
    Resistência a corrosão:
    A resistência a corrosão dos aços inoxidáveis aos diversos meios químicos permitem o seu emprego em diversos recipientes, tubulações e componentes
    tais como os utilizados nas produções de petróleo e químicos em geral.
    Resistência a oxidação:
    A resistência a oxidação, em temperaturas mais elevadas, torna possível o seu uso em componentes de fomos, câmaras de combustão, trocadores de calor, motores térmicos, etc.
    Resistência mecânica:
    A resistência mecânica relativamente elevada, tanto à temperatura ambiente como as baixas temperaturas, faz com que sejam, usados em componentes de máquinas e equipamentos nos quais se exige alta confiabilidade de desempenho como, por exemplo, partes de aeronaves e mísseis, vasos de pressão, e componentes estruturais menores como parafusos e hastes.

  • AÇo utilizado na Gravam?

    A Gravam utiliza o aço inox da classe austeníticos: AISI 304 e 316.

    Os austeníticos são formados principalmente de ligas de ferro + cromo + níquel. Considerados os mais resistentes à corrosão em meios ambientes de atmosfera industrial ou de meios ácidos, mantendo a superfície brilhante e praticamente isento de produtos de corrosão generalizada.

    Características: Alta resistência à corrosão; Alta durabilidade; Não magnéticos (após conformações podem apresentar leve sensibilidade magnética); Utilizados para trabalhos à altas e baixas temperaturas; Soldáveis por diversos processos.

    Para fazer o teste do aço desta classe, basta tentar “colar” um imã sobre o aço inox 304 e 316, o imã não ira grudar, ao contrário dos aços ferríticos.

  • Alto e Baixo relevo?

    Relevo é tudo que se sobressai em uma superfície, como um entalhe. Quando o objeto ou texto é gravado em baixo relevo, significa que ele será rebaixado, ou seja: ganhará profundidade para baixo da superfície lisa.
    No alto relevo é o contrário, as superfícies ao redor do texto ou objeto são rebaixadas, deixando os textos ou objetos em elevação, ou seja: acima do fundo. Comparando com a natureza, em uma área plana, um lago está em baixo relevo e uma montanha está em al. relevo.
    Estas áreas rebaixadas podem ser pintadas, destacando a superfície lisa no próprio material.
    O alto e baixo relevo sobre estas peças planas, sempre terão como limite de profundidade a própria espessura da chapa de aço inox ou metal dourado.